Arquitetura para a vida real

Reporting from the Front é um título esclarecedor. Reportar, o termo inicial, exprime o caráter jornalístico que dará o tom da seleção curatorial. Front até poderia ser lido pela índole belicista, contudo, refere-se aos fatos arquitetônicos que acontecem onde faltam recursos – o conflito relacionado à sobrevivência. Marcada para os dias 28 de maio a 27 de novembro, a 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza assume a turbulência do mundo atual e pretende expor como a arquitetura se posiciona perante problemas, de fato, reais.

Em seu prólogo, o presidente da Bienal, Paolo Baratta, atentou para o “descompasso entre a arquitetura e a sociedade civil”. A crítica mira a arquitetura do espetáculo, que cria símbolos urbanos e globais de poder e se afasta das necessidades essenciais do ser humano. Nessa leitura, está em risco o reconhecimento da relevância da arquitetura como ciência capaz de dar respostas e soluções para questões prementes, pessoais e coletivas.

Leia na íntegra no anuário 2016 Bamboo (fevereiro 2016)
http://bamboonet.com.br/posts/com-curadoria-do-chileno-alejandro-aravena-a-15a-bienal-de-arquitetura-de-veneza-expoe-solucoes-para-os-problemas-do-mundo-atual

Anúncios