Edifício-rio

Os arredores da cidade de Nova York possuem escapes fundamentais quando se quer apreciar arte e cultura. Desde o segundo semestre de 2015, é preciso adicionar o Grace Farms à lista que inclui os imperdíveis Dia Beacon e Storm King, voltados para a arte contemporânea.

Cerca de uma centena de quilômetros ao norte de Manhattan, a nova instituição cultural chama atenção, por um lado, pelo projeto arquitetônico do celebrado escritório nipônico Sanaa; por outro, por um programa de atividades diverso que propõe, para além do contato do público com obras de arte excepcionais, encontros por meio de palestras, cursos, cerimônias místicas, prática de esportes ou reuniões comunitários.

No Grace Farms, a leve e delicada arquitetura da dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa encontra a bucólica paisagem natural de New Canaan, no estado de Connecticut. A presença da construção é determinada pela sinuosa cobertura que acompanha as declividades da topografia campestre, tal como o Sanaa antecipou no pavilhão temporário da londrina Serpentine Gallery de 2009.

Leia na íntegra na Bamboo 57 (abril 2016)
http://bamboonet.com.br/posts/projeto-do-sanaa-abriga-novo-centro-cultural-proximo-a-nova-york-que-reune-arte-natureza-e-comunidade

Anúncios